terça-feira, 1 de maio de 2007

2.º Dia – Da Praia do Porto Novo a Aveiro

O dia seguinte foi dos melhores. Saímos cedo da caminha (o quarto era todo high tech, pelo que para secar o cabelo foi preciso chegar ao limiar da depressão nervosa para o noivo se lembrar de me dizer como é que aquela bodega funcionava) e lá fomos para o piso dos cumeres e bueres. E sabem o que nos surgiu diante dos olhos? O magnífico pequeno-almoço (gaita, esqueci-me dos tupperwares!) composto por TUDO o que vos pode passar pela ideia… e então vai de comer!!! Uma paisagem magnífica era também o mar mesmo ali à frente, que num dia de nevoeiro fininho estava basicamente inigualável. Muito bom!




O único senão era estarmos na mesma sala que uma carrada de espanhóis que, como se sabe, onde vão armam barraca. Falavam muito alto e andavam a cirandar de um lado para o outro, ao ponto de eu estar à beira de largar um valente: “opá, e sentarem o rabo, não apetece?” pelo que o meu príncipe encantado da perícia social me sugeriu que me mantivesse sossegada. Eu mordi-me toda, mas estive caladinha.

(meto aqui a colher na descrição da mulher. Antes de continuarmos a viagem, ainda estivémos na praia a ver o mar, e eu a ver a sorte que tenho na mulher com quem me casei)




Bom, a paragem seguinte foi em Óbidos. O noivo já lá tinha ido, a noiva não, pelo que adorei aquilo. Fomos à magnífica dependência da Caixa levantar a maquia para o dia e o senhor que nos atendeu pareceu-nos extremamente simpático. Ou era isso ou éramos nós que estávamos no modo “bright side”. Calcorreámos a vila de fio a pavio e tirámos fotos a tudo, inclusivamente a um velhinho que estava a apanhar sol na soleira da porta e que fugiu logo. O dia estava muito quente, ao ponto de, em pleno mês de Dezembro, o noivo ter andado de t-shirt.








Por volta da hora do almoço zarpámos para Leiria onde descobrimos que tínhamos ganho 12 espectaculares euros no Euromilhões …que fomos derreter no MacDonald’s ao lado da tabacaria. Isto só pode ser um bom augúrio! – Pensámos nós…resta dizer que desde esse dia até hoje não voltámos a ganhar a ponta de um chavelho.Leiria não teve direito a visita porque o nosso objectivo do dia era visitar Conímbriga e Coimbra, e se possível, ir dormir a Aveiro, pelo que deglutimos os Big Mac’s já dentro do popó. Chegados a Conímbriga o tempo começou a arrefecer e a escurecer, de modo que Conímbriga ficou no nosso inconsciente como um local mais ou menos votado ao abandono. O percurso está assinalado com setas mas, sem direito a visita-guiada, tudo não passa de um monte de calhaus no meio de erva que demasiado alta…ao ponto de não se ver sequer os calhaus.







Fartinhos daquilo viemos embora com um mau sabor de boca. Encaminhámo-nos então para Coimbra. Coimbra é, de facto, uma cidade lindíssima e lúgubre ao mesmo tempo. Há uma aura de solenidade em cada cantinho da cidade. Gostámos muito. Novamente, não conseguimos dar com os sítios que queríamos às boas. O noivo quase que atropelou uma velhota à porta do Portugal dos Pequeninos (onde andámos às voltas …4 vezes …). Quando demos com o Convento de Santa Clara, descobrimos que aquilo estava em obras, mas, o senhor arrumador queria que pagássemos estacionamento que vem como bónus do bilhete…ora se não há bilhete…vão dar uma curva!
Fomos visitar a Universidade, demos umas voltas por lá, tirámos as típicas fotos do Mondego e calcorreámos um pouco da cidade (que tem um trânsito impróprio para cardíacos!). Soube bem.






Perto da hora de jantar rumámos a Aveiro onde nos esperava um belo colchão e um gato apanhado dos carretos!
Aveiro foi, desde sempre, na nossa opinião uma cidade de eleição para trabalhar e viver, e quisemos então usufruir do máximo do que havia para ver, e comer!!!


O nosso amigo LúciFer aconselhou-nos a visitar determinados sítios durante o dia seguinte, aquela noite estava reservada a outros prazeres: a francesinha aveirense!
Lembro-me que havia um jogo qualquer, pelo que fomos jantar a um sítio mais sossegado para pormos a conversa em dia nas calmas. A francesinha não era grande coisa. Comemos cada um a sua e a seguir fomos para outro spot, onde, aí sim, comemos umas francesinhas deliciosas. (2 cada um! Acrescente-se que já tínhamos uma no bucho …)

A noite passou-se bem. Demos umas voltas a pé pela cidade que estava iluminada com as luzes de Natal e enregelámo-nos até aos ossos!
Aproveitámos ainda para enviar umas traduções a um cliente e afundámo-nos no colchão que o LúciFer tão gentilmente nos cedeu para pernoitarmos.

6 comentários:

Anónimo disse...

"Aproveitámos ainda para enviar umas traduções a um cliente e afundámo-nos no colchão que o LúciFer tão gentilmente nos cedeu para pernoitarmos."

Trabalho na lua de mel? Credo...

Não me apanham nesse barco se tudo correr bem! É que nem telemóvel levo!

De resto está a ser uma viagem espectacular. Estou a adorar!

Beijinhos e abraço

Dina disse...

Ainda bem que não sou só eu que tenho uma opinião meio "chocha" de Conímbriga, acho que está mal divulgada e mais umas quantas coisas.
O resto gostei, e também gosto de Aveiro, aliás tenho que ir lá rapidamente conhecer o filhote do meu filhote adoptivo (foi uma adopção sem papéis assinados feita apenas com o coração!)
Vamos então descansar...(eu hoje vou jantar francesinha...ai se vou...é só recolherem os bois e ala moça que se faz tarde!!)

Dina disse...

Nunca mais daqui saímos?? Tenho passado o tempo a comer ovos moles se demoram muito saio daqui uma "baleia"!!

Azul disse...

li exactamente até aqui.

vou recomeçar.

espero que, entretanto, já tenhamos os pormenores picantes

:)

bjockitas!

Maria João Matos disse...

O nosso Portugal é lindo... :)

Elvira Carvalho disse...

E eu vou ficar por aqui hoje. Preciso duma boa cama estou com o corpo doemente da viagem encolhidinha na bagageira. Volto amanhã cedinho que não quero perder o resto da viagem.
Um abraço